Depois de anos de expectativa, rumores, vazamentos e memes intermináveis, a Rockstar finalmente confirmou aquilo que muitos já temiam: GTA 6 foi adiado. A notícia caiu como uma bomba na comunidade gamer, reacendendo discussões sobre cronogramas, qualidade de desenvolvimento e os bastidores da indústria dos jogos.
A Rockstar não é muito de abrir o jogo sobre seus processos internos, mas há um padrão claro na história do estúdio: eles só lançam quando sentem que está pronto. GTA 5, Red Dead Redemption 2 e até expansões antigas passaram por janelas estendidas de produção. Dessa vez, não parece ser diferente. O estúdio prefere segurar um pouco mais do que entregar um jogo incompleto, e considerando o tamanho absurdo da expectativa, qualquer passo em falso teria repercussão planetária.
Por mais frustrante que seja, o adiamento tende a ser um mal necessário. Com mais tempo de desenvolvimento, é praticamente certo que veremos: Mais estabilidade, Melhor otimização (principalmente considerando que o jogo provavelmente será gigantesco), Aprimoramentos gráficos e de física Menos chances de lançar com bugs críticos.E sejamos sinceros: ninguém quer que GTA 6 vire um “Cyberpunk 2077 no lançamento”.
Inicialmente, esperava-se que GTA 6 chegasse em algum momento de 2025. Em maio de 2025, a Rockstar confirmou que o lançamento seria no dia 26 de maio de 2026, justificando que precisavam de mais tempo para polir o jogo. Entretanto, em novembro de 2025 veio nova notícia: o lançamento foi adiado para 19 de novembro de 2026.